quarta-feira, 3 de junho de 2009

2. Questões no post 1

Se eu tiver sexo e usar só o preservativo, sem mais nenhum método, posso engravidar?

Deves saber que o preservativo é 99,9% eficáz, e em principío desde que utilizes o preservativo não engravidas, mas corres sempre o risco do preservativo se romper pois ainda existe aquele 0,1% o que basta para engravidares.
Certifica-te que o rapaz coloca bem o preservativo, anulando assim todas as probabilidades de uma gravidez indesejada.

Tenho 13 anos, e tive a minha primeira relação. acho que fiquei grávida. O que devo fazer?

O teu período na tua idade muitas vezes não é regular, certifica-te que estás a fazer bem as contas.
Se tiveres confiança com algum professor explica-lhe o que te aflige. De certeza que alguém te vai ajudar! Nesse caso, vão-te encaminhar para um centro de saúde onde podes fazer um teste de gravidez (e não precisas da presença dos teus pais). Se realmente estiveres grávida poderás fazer um aborto, mas para isso os teus pais terão de assinar um termo de responsabilidade. Os médicos podem ajudar-te a falar com os teus pais para que não te custe tanto. E usa sempre o preservativo!

Tenho 15 anos e já tive relações sexuais... Há 2 meses que tenho feito com o mesmo rapaz, ultimamente tenho estado com enjous, desejos e há 1 tive um atraso de 1 semana. Meu deus, não posso estar grávida, nng sabe! Só eu e ele, não quero contar aos meus pais o que devo fazer??

Este caso é semelhante à dúvida anterior, faz os mesmo passos. Tem a certeza que estás mesmo grávida, não vale a pena ficares alarmada sem razão! Mantém a calma pois essa pode ser apenas uma gravidez psicológica, onde tens sintomas de uma mulher grávida mesmo sem o estares.

*Sites que podes consultar:
.http://www.apf.pt
.http://www.juventude.gov.pt
.http://portaldasaude.pt

Olá. Tnh uma dúvida, n sei mt bem com quem posso falar acerca disto...Tnh acordado nas ultimas noites c os boxers molhados e c o meu pénis levantado. Não faço ideia pq ist acontece, nem sei se é normal. Tnh demasiada vergonha para falar disto c os meus amigos, tnh medo q m gozem. Podem ajudar-m?

É muito normal que te aconteça isso. Faz parte do teu crescimento. Isso acontece pois estás a crescer e a ficar preparao para a reprodução.
O que te aconteceu chama-se "sonhos molhados". Acordaste com os boxers molhados, porque ejaculaste. O teu pénis estava "levantado", pois estava excitado. Provavelmente devido ao teu sonho. Acontece a muitos rapazes, fica descansado.

Sem comentários:

Enviar um comentário