sexta-feira, 29 de maio de 2009

O que é a puberdade e a adolescência?



  • A puberdade corresponde ao período de crescimento em que ocorre o desenvolvimento sexual, em geral, associado a um crescimento repentino.

  • A puberdade é o conjunto de modificações físicas e mentais, com base numa alteração hormonal, levando os rapazes e raparigas a apresentarem características que lhes permitam a reprodução.

  • As alterações ocorrem quando o organismo chega a um certo grau de desenvolvimento e o cérebro estimula as glândulas a produzirem hormonas.A puberdade é o início de um período mais amplo, a adolescência.

  • A adolescência é a passagem da infância à fase adulta, sendo esta, uma fase de afirmação pessoal, de mudanças e de crises.A idade da aparição da puberdade é variável conforme os indivíduos. Os limites habituais do seu início são muito amplos: entre os 9 e os 15 anos.

1 comentário:

  1. Bem , eu nao sabia muito bem onte podia colocar esta pergunta logo vai já aqui :$
    Tenho 15 anos ( 16 ainda este ano) e ontem estava a masturbar-me e quando retiro o meu brinquedo sai.me um nadinha de sangue. Fiquei bastante aflita pqe ainda nao tomei a vacina do colo do utero e quero que faça todo o efeito e tenho medo de ja ter rompido o himen .. tambem pensei que pode ter alguma coisa a ver com o facto de eu ter tido o periodo á uma semana ( acabou a uma semana) .
    Obrigada.

    ResponderEliminar